CINEMATECA -Clique na imagem para assistir
CHORINHO E CHORÕES O Chorinho, música chorosa e sentimental, surgiu no final do século XIX e tem sua origem ligada ao músico Joaquim Antônio da Silva Calado. Gênero cujo repertório derivou da polca, tem como instrumentos característicos a flauta e o bandolim. Os mais conhecidos chorões foram Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio silva e Altamiro Carrilho, na flauta; Luperce Miranda e Jacob Bittencourt, no bandolim.

O BOLO E O QUEIJO
Ficção | De Daniel Mattos, Marcos Felipe | 2004 | 15 min Uma barata, um bolo, um queijo, um prefeito: o destino de toda uma cidade será definido pela combinação destes quatro elementos - nem Kafka explica!!


PARA CHEGAR ATÉ A LUA Animação | De Jose Guillermo Hiertz | 2006 | 10 min Uma incrível viagem até nosso romântico satélite. Do jeito que nem a Nasa planejou, nem Verne imaginou e nem Disney desenhou e com uma mosca-das-frutas como herói! h


MARÉ CAPOEIRA Ficção | De Paola Barreto | 2005 | 14 min Os encantos da capoeira vistos pelos olhos de uma criança, em uma história de amor e de guerra.


EH PAGU, EH! Documentário | De Ivo Branco | 1982 | 15 min Comunista, feminista, antropofágica, ela enfrentou apenas com os olhos moles e a língua ferina a Ditadura Vargas. Conheça a paixão e a fúria da musa do nosso modernismo.


O MOLEQUE Garoto pobre e negro, filho da melhor lavadeira da região, tem como único amigo de pescaria, Pedrinho. No entanto uma coisa o aborrece profundamente.


CARTAS DA MÃE
Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min Premiado documentário sobre o genial cartunista Henfil através da leitura de cartas e depoimentos de Lula, Angeli, Veríssimo e outras personalidades. h

O RAPTO DAS CEBOLINHAS Quem toma o chá das cebolinhas da índia tem vida longa e alegria. Quem ouvir essa história de Maria Clara Machado também! Curta que eletriza crianças e adultos!


A ESTÓRIA DA FIGUEIRA Uma criança, um vilarejo perdido, uma bela e enigmática canção infantil: ingredientes para uma fábula encantadora.

O ALEIJADINHO Um inventário da vida e da obra de Antônio Francisco Lisboa, o artista mais expressivo do Brasil colônia. Nascido em 1738 na antiga Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG), cedo tornou-se conhecido pelas originais concepções técnicas e artística que introduziu em seu ofício de escultor. Além das obras realizadas em Ouro Preto, trabalhou também em Tiradentes, Congonhas do Campo, Sabará, Mariana e outras cidades vizinhas, mesmo acometido por uma doença que o deformou, mas que não o impediu de continuar sua obra monumental e comovente. Baseado em texto e roteiro de Lúcio Costa.

MINHOCAS Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas, na qual o Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?


ÁLBUM DE MÚSICA
-Música de Pixinguinha, Almirante, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e Cartola. Gilberto Gil e Macalé comentam o filme. Depoimento de Nara Leão e Nelson Motta sobre a Música popular Brasileira


A CASA.
Era uma casa tão engraçada que se tornou, com os versos do poeta VINICIUS DE MORAES, um clássico infantil. Animação de ANDRÉS LIEBAN.


AQUARELA
. Com trilha homônima da música de autoria de VINICIUS DE MORAES, Toquinho, M. Fabrizio e G. Morra, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore. Direção de ANDRÉ KOOGAN BREITMAN e ANDRÉS LIEBAN
.


ERA UMA VEZ NO TIBET
. Um ocidental se afasta do mundo e busca retiro espiritual com seu mestre em um monastério no Tibet. Excelente atuação de Antonio Fagundes e Osmar Prado sob a direção de ROBERTO MAYA.


O NATAL DO BURRINHO
.O filme retrata a triste e solitária vida de um burrinho, até que ele é surpreendido por um acontecimento. Animação de OTTO GUERRA, JOSÉ MAIA   e LANCAST MOTA.


UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL.
O curta conta histórias da infância do Rei do futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru. Direção de PAULO MACHLINE


VELHA HISTÓRIA.
Conheça a história da amizade entre um peixe e seu pescador. Baseado em poema de MARIO QUINTANA, narrado por MARCO NANINI, foi um dos favoritos na votação de filmes do Festival de Curtas de São Paulo! Direção de CLÁUDIA JO
UVIN.