Mais é Menos

Olá Amigos, tudo na benção? Sou o Evaristo Fernandes, tecladista da
banda Voz da Verdade. Quero neste espaço contribuir com toda galera que faz da música através das teclas, cordas e peles, a extensão de sua expressividade. Sim, pois há uma diferença muito grande em tocar e expressar alguma coisa.

O instrumento para o músico é muito mais que uma ferramenta de exibicionismo técnico, principalmente para o músico cristão. Muitas vezes, uma simples tríade maior soa melhor do que uma dissonância, 7/9/13. É como conversar fluentemente em inglês com um africano que não sabe uma palavra deste idioma. Você está usando de todo seu conhecimento para se comunicar, mas sem sucesso, pois o ouvinte não entende uma palavra do que você diz.

Você está falando algo errado? Não. Está usando um idioma errado. Assim são os acordes, as escalas, as tensões, enfim. O famoso clichê, “mais é menos” é de fato muito coerente. Houve quem dissesse que “as pausas usadas por Nat King Colle (pianista ícone do Jazz), falavam mais que suas notas”. Não estou aqui fazendo apologia á mediocridade musical, afinal, nós pianistas e tecladistas adoramos harmonizar com tensões e substituições de acordes, dissonâncias e eu não fujo a regra, por isso convido-o a acompanhar sempre as publicações. E sobre este e vários assuntos estaremos falando neste espaço, se Deus o permitir. Então até mais, fiquem na benção do Senhor Jesus!