*Praticando a palavra de Deus*

"...Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha; Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha;

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia; Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda..."* (Mt.7:24-27 NVI)

A verdadeira sabedoria não está em conhecer toda a Bíblia, mas em praticar aquilo que se sabe dela! As Igrejas cristãs estão repletas de pessoas cheias de conhecimento da Bíblia Sagrada, entretanto, vazias de sua pratica. Ao que tudo indica, acreditam que o fato de saberem das coisas de Deus é o suficiente para livra-las no dia mau. Se isso fosse verdade, então o rei Salomão, que foi o homem que mais recebeu sabedoria de Deus na face da terra, não cairia na desgraça da idolatria, arrastando o próprio povo de Israel com ele!

A pratica da Palavra de Deus basicamente consiste em 03 atitudes:

1 *Integridade e Retidão,* 2 *Temor do Senhor e* 3 *Desvio do Mal.* * *

Essas 03 qualidades retratam o caráter perfeito do discípulo de Cristo, conforme o próprio louvor de Deus a Jô, diante de satanás, quando ele disse: *"...Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal..."* (Jô 1:8 NVI)

Deus honrou a Jô, não por aquilo que fazia na Terra, mais pelo que ele era; por seu caráter e sua conduta. É muitíssimo importante examinarmos a nossa vida em relação à Deus, isto é, verificarmos se o que fazemos é mais importante do que o que somos para com Deus!

*1 – Integridade e Retidão:* A integridade e a retidão revelam uma conduta exemplar diante da sociedade em que vivemos. É um testemunho de vida que faz as demais pessoas glorificarem a Deus. Veja o exemplo de atos 2:47.

*2 – Temor do Senhor:* Se a integridade e a retidão, como qualidade de caráter, dizem respeito ao relacionamento com outras pessoas, o temor do Senhor diz respeito exclusivamente a um relacionamento com Deus. Tudo o que a pessoa deve ser para agradar a Deus está no seu temos para com Ele. Todas as qualidades de uma pessoa cristã está dentro (inclusiva) do temor ao Senhor. O temor não é o mesmo que medo!

Deus, certamente, não deseja que seus filhos tenham medo d'Ele, pois Ele não é alguém que possa causar terror ou pavor, muito pelo contrario, Deus é amor (1Jô.4:18). O temor do Senhor significa então, respeito profundo por tudo aquilo que se refere as coisas de Deus. Quando isto acontece no coração, a pessoa vive em unção do seu relacionamento com Deus. Veja as seguintes passagens: Sl.111:10; Jó 28:28; Pv. 14:27; Pv.19:23 e Pv.22:4.

*3 – Desvio do Mal:* Nós já vimos que a integridade e a retidão dizem respeito ao caráter da pessoa em relação aos seus semelhantes; que o temor do Senhor diz respeito ao caráter da pessoa em relação a Deus. Finalmente, o desvio do mal é uma qualidade de caráter que diz respeito exclusivamente à própria pessoa.

Não basta que haja cuidado apenas em função dos demais e de Deus, é preciso que a pessoa fique cercada definitivamente por todos os lados, a fim de que não haja brecha para o diabo. Somente quando o cristão possui estas 03 qualidades de caráter é que poderá construir definitivamente sua casa, onde construir? É com você. As vezes nos apegamos demasiadamente no fato das construções, mas nos esquecemos que isto era apenas uma parábola, uma ilustração, que deveria buscar os elementos para que o homem se capacite na arte da construção, esta tarefa não é fácil, a capacitação está no tempo que você dedica a leitura, e estudo da Palavra, como disse em outros tempos, ninguém se transforma pelas musicas, ou orações, bênçãos etc... o que transforma o homem é o poder da Palavra, porque temos então tantos enfermos espirituais? Que dizem por nada, vou sair da Igreja aqui não fico mais? Por que ouve a Palavra de Deus e não pratica. Simples não? Ouvir e praticar esta é a mensagem para você hoje, está disposto?

Pr. Dr. Wagner Teruel Phd.Db.Dee.Thb/Lic Acesse nosso site www.itsteologia.com.br e venha estudar no maior e melhor Instituto Teológico a distancia que você já tenha ouvido falar