A MULHER ADÚLTERA


»JOÃO [8]
1 Mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
2 Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.
3 Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,
4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
7 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
10 Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.

KYO AN SHI KI

Nossa empresa no Brasil acaba de completar 30 anos, e no Japão, 45 anos. Vivemos, portanto, um tempo de festividades e comemorações, e eu soube que um belo monumento foi erigido no escritório principal em Iwata, no estado de Shizuoka: algo que inspire os funcionários, e cuja inscrição é "KYO AN SHI KI" (em inglês, "be prepared for danger in times of peace"). Em outras palavras, estar preparado para o perigo em tempos de paz. Há ainda uma bela palavra japonesa que nos motiva e nos excita na empresa: é "KANDO" , que significa sentimento simultâneo de profunda satisfação e intensa excitação que experimentamos quando encontramos algo de excepcional valor - algo que toque os corações. Nossa pregação terá por referencial de memória, portanto, "KYO AN SHI KI" ou "JU AN SI WEI" que é a forma chinesa para o provérbio acima ("ready for anything, em inglês), e eu gostaria que cada um pudesse decorar, guardar na mente a expressão e seu significado.

Ao ler a passagem no capítulo 8 de João, podemos, eu acredito, visualizar a cena no Templo, que eu penso ter ocorrido no lado de fora. Uma mulher arrastada por alguns homens, e que o fato de ser mulher nesta situação, já traduz por si só toda a fragilidade do ser, sua condição indefesa... Estava sendo levada para um "julgamento", com a sentença já definida.
Não sei se posso chamar a isto de julgamento, uma vez que esta palavra pressupõe incerteza de resultado: se constatada inocência, a sentença será oposta à constatação de culpa. Mas no caso em questão, ao que parece, insisto, nenhuma chance havia que pudesse ser favorável à mulher.
Vemos, portanto, a ré, os soldados, os acusadores, uma multidão insuflada por líderes religiosos, e um juiz. Pode-se então ver claramente formado um tribunal no meio de uma praça, em seu ambiente natural, e com todos os requisitos necessários ao trabalho.
Ao que parece, os sacerdotes e escribas estavam "para o que der e vier", sem medir conseqüências. A multidão também "estava para o que der e vier", e faria qualquer coisa ao menor estímulo... A mulher estava "para o que der e vier", mas com a conotação passiva, e portanto, já havia entregue os pontos.

Havia uma acusação formal, havia uma acusada, a prova do crime, as testemunhas, a promotoria, o juiz, enfim, o quadro exposto sugere de forma clara a figura de um perfeito tribunal.

UM TRIBUNAL DE EXCEÇÃO

Contudo, permito-me observar alguns pontos que aparentemente tornam este tribunal em um tribunal de exceção - algumas falhas que os protagonistas e os interessados simplesmente ignoraram, ou melhor dizendo, quiseram ignorar, constituindo-se na mais absoluta arbitrariedade, o que tornaria ilegítimo o julgamento.

· Primeiro, não se pratica um adultério sozinho, isoladamente. Há que se ter um coadjuvante. Onde se encontrava o cúmplice? Porque, de acordo com a lei vigente, ele não fora arrastado junto com mulher ao local de julgamento? Quem livrou o moço, com que autoridade, e baseado em que lei? Porque o preservaram?
· Segundo, noto a falta de um advogado de defesa. Qualquer pessoa, por mais primitiva que seja a civilização, teria direito à contestação, à defesa, ao contraditório... Onde estava o advogado?
E outra coisa: sabemos que o julgamento realizado no calor do momento, sem ao menos um tempo necessário ao "esfriamento dos ânimos", para que "se baixe a poeira", é fortemente influenciado por paixões e fatores sentimentais que na maioria das vezes, conduz a decisões pouco justas.

Vejamos a mulher: arrasada, arrastada, talvez com vestes rasgadas, assustada, sem condições de argumentar absolutamente nada, e se interrogada diretamente não teria outra coisa a dizer, senão confessar o delito, e teríamos, com a confissão, a "rainha das provas". O flagrante, mais a confissão, condenavam inexoravelmente a pobre moça à morte violenta, que segundo a lei, através de pedradas.

Eu não posso continuar, e perder a oportunidade de dizer que a cena que envolve a mulher adúltera é apenas uma figura muito tênue da situação de todo homem e toda mulher que terão de ser julgados por seus pecados, (..."porque todos compareceremos diante do tribunal de Cristo"), tendo Satanás como acusador e sem um advogado capaz, com autoridade, conhecimento e poder para reverter a sentença.
No lugar da mulher adúltera, podemos escrever o nosso nome, e nos sentirmos arrastados ao tribunal de forma semelhante.

O FOCO DO ATAQUE NÃO É A MULHER ADÚLTERA,MAS TÃO SOMENTE JESUS

Os arquitetos daquele plano contra Jesus eram os escribas e fariseus (não posso dizer que se encontravam em "JU AN SI WEI", mas na mais negativa conotação da expressão - pronto para o que der e vier), que de qualquer forma queriam encontrar motivos para responsabilizar Jesus por ofensa à lei, ou ao imperador.
Eles mesmos não sujavam suas mãos atirando pedras e matando, mas insuflavam pessoas que fizessem o trabalho sujo por eles. Para alcançar o intento eles mobilizavam recursos, influíam multidões, e todas as pessoas naquela praça, e a pobre mulher adúltera faziam parte apenas um mero detalhe...

Nem venha me dizer que os sacerdotes estavam preocupados com a mulher ou com o homem adúltero, ou qualquer outro zelo imaginável. O alvo de ataque era Jesus, e o palco armado praticamente O deixava sem saída.
Nós não somos um objeto desejável, de tanto valor, que somos disputados por Deus e pelo diabo. Nós somos de Deus, fomos feitos por Ele e para Ele, à Sua imagem e semelhança, e Ele nos resgatou com o próprio sangue. O que o diabo quer fazer é afrontá-lO, e dizer a Ele: - veja os pecados daquele que foi feito à Sua imagem! Veja no que eu transformo a Sua imagem...
Irmãos, para o diabo nós somos apenas um pequeno detalhe. Para Deus, nossa alma vale mais que o mundo inteiro. Para o inimigo de nossas almas, não valemos absolutamente nada. O esforço dele em nos acusar reside única e exclusivamente no mesmo interesse que movia escribas e fariseus contra a moça: atacar Jesus!

A multidão participava do espetáculo, levada pela inteligência dos sacerdotes, inspirada pelo aparente zelo pela Lei, e o alvoroço público daria legitimidade ao processo por eles imaginado.
Mas se isto fosse verdadeiro, se o zelo fosse realmente o único motivo, o homem adúltero também seria julgado, e não somente a mulher.
Eu chego a pensar, e me atrevo respeitosamente a supor, uma vez que isto não se encontra expresso na Palavra, que os sacerdotes planejaram aquela situação com o homem adúltero, ignorando a mulher, seus sentimentos, e todas as cruéis conseqüências que se seguiriam, apenas e tão somente para embaraçar Jesus e envergonhá-lo diante de todos.
Tenho para mim que o tal homem foi "comprado" pelos sacerdotes. Afinal, não seria a única vez que usariam do expediente de "comprar favores".

Eu repito, que Satanás (este também está pronto para o que der e vier, mas não em JU AN SI WEI) não se importa com você, se vai magoá-lo ou não, se você tem sentimentos ou não.
Os demônios rugem ao seu redor, não porque se interessam por você ou pelo que é seu, mas para afrontar e aborrecer a Jesus, e ao reino do céu! Ele veio para matar, roubar e destruir, porque é movido pelo ódio, e jamais por interesse em seu bem estar.< P>

A PROVA DO DELITO: APANHADA EM FLAGRANTE

Voltemos ao julgamento, e examinemos um pouco mais detidamente as chances da ré. O texto bíblico deixa clara a existência da prova do ato delituoso. Ela fora apanhada em flagrante adultério. Qual advogado, diante desta circunstância, atuaria em favor da moça?
O flagrante enfraquece brutalmente a defesa, e destrói toda a lógica de argumentação que o advogado possa traçar. Poder-se-ia alegar algum motivo subjetivo, passional, mas ao que parece, dificilmente resistiria à força da lei, e a livraria da sentença de morte.

O DILEMA DE JESUS

Jesus, por sua vez, liquidaria Seu ministério qualquer que fosse a atitude que adotasse: - seria considerado inimigo da Lei, e inimigo de Moisés, se não condenasse a moça; não lhe dariam mais ouvidos, porque se tornara um desobediente da Palavra - e mais - por outro lado, colocaria Sua pregação em conflito, caso a condenasse diante de todos. Afinal, Sua pregação tinha por base o amor e o perdão.

Qual é o papel do juiz? Ele não pode criar leis. Ele é um aplicador da lei. Ele deve conhecer profundamente a lei, e aplicá-la aos casos concretos. Vejamos, apenas para exemplo, alguns artigos do Código Penal Brasileiro:

Código Penal Brasileiro
CAPÍTULO III
DA APLICAÇÃO DA PENA

Fixação da pena
Art. 59 - O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime:
I - as penas aplicáveis dentre as cominadas;
II - a quantidade de pena aplicável, dentro dos limites previstos;
III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade;
IV - a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível.

Critérios especiais da pena de multa
Art. 60 - Na fixação da pena de multa o juiz deve atender, principalmente, à situação econômica do réu.
§ 1º - A multa pode ser aumentada até o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situação econômica do réu, é ineficaz, embora aplicada no máximo.
Multa substitutiva
§ 2º - A pena privativa de liberdade aplicada, não superior a 6 (seis) meses, pode ser substituída pela de multa, observados os critérios dos incisos II e III do art. 44 deste Código.

CAPÍTULO V
DOS CRIMES CONTRA A HONRA
Calúnia
Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos. Exceção da verdade
§ 3º - Admite-se a prova da verdade, salvo:
I - se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;
II - se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no nº I do art. 141;
III - se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.

Difamação
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Exceção da verdade
Parágrafo único - A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.
Injúria
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:
I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 3° - Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem (*) :
Pena - reclusão de um a três anos e multa.
(*) Parágrafo acrescentado pela Lei n° 9.459, de 13.05.97 (DOU, 14.05.97).

Quer dizer, a Jesus, como juiz, não restava alternativa alguma que não fosse aplicar a lei já estabelecida. Há algo maravilhoso em Deus, e nós aprendemos isto na última Escola Dominical: em Sua soberania, Deus estabelece regras claras, e mais que isto, Se submete às regras, dando-lhes validade. Jamais, no caso em pauta, Ele poderia ou diria que a mulher não fosse apedrejada - Ele não violaria a lei -

Contudo, sendo legislador, e portanto o autor das leis, e juiz, e o único desprovido de pecados, foi também o único entre os presentes a pronunciar as palavras que levariam as pessoas a confrontar consigo mesmas - Ele mudou o curso dos acontecimentos, e levou as pessoas a refletir, e concluir que se encontravam na mesma condição da mulher adúltera: em pecado!

Quando as pessoas tiveram seus pecados identificados, perderam a força de ataque, e baixaram vagarosamente as mãos, deixando o local uma a uma, passo a passo, a ponto de mesmo os acusadores diretos, e mesmo os sacerdotes, e escribas, e os zelosos da lei abandonarem a praça do Templo.

"Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus"

"Agora permita-me passar para você um dos mais belos e poderosos versos de toda escritura, que aprendi do D. Winkerson. Provérbios nos dá estas palavras proféticas de Cristo : "Então eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me em seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens." (Provérbios 8:30,31).

Amados, nós somos os filhos mencionados aqui! Desde o início da fundação da terra, Deus previu um corpo de crentes unidos a Seu filho. E mesmo então o Pai se deleitou e se regozijou nesses filhos. Jesus testifica : "Eu era o deleite de meu Pai, a alegria de Seu ser. E agora todos aqueles que vêm a mim em fé são deleite dEle também !"

Termino a pregação, retornando ao seu começo: KYO AN SHI KI! Prepare-se para o perigo nos tempos de paz! Entregue sua vida por completo a Ele, que é o Legislador, O Advogado, O Juiz! Se você se preparar agora, passará por cima dos problemas nos tempos de crise!
Pr.Mario Martins Rocha