O REMIDOR BELEMITA

Você já reparou que pouquíssimas vezes o nome de Rute é mencionado na Bíblia Sagrada, e mesmo no livro que leva seu nome, não aparecerá mais que três ou quatro vezes. É comum fazermos muito, mas sermos pouco reconhecidos; não são poucos os exemplos de irmãos extremamente abençoados e fiéis que poucas vezes têm seu mérito reconhecido pelo grupo, pela igreja, ou pela cidade. Não se entristeça, portanto, se acontecer com você, pois estará em boa companhia!

RUTE I
1- Nos dias em que os juizes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.

2 Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noemi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
3-E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
5 E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8 disse Noemi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram.
10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11 Noemi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12 Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos.
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14 Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

INSUCESSO NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE DEUS!


Notamos que uma crise na terra de Belém levou a família de Noemi a buscar outras alternativas para sobreviver, e decidiram partir da terra natal. Claro que a decisão não foi muito fácil de ser tomada, ainda mais se considerarmos a época, a falta de recursos e de conforto... Mas tinham que decidir, e o fizeram. Observe: são pessoas de boa índole, todos filhos de Abraão, moradores de Belém, filhos da promessa, povo que Deus amava, mas nem por isso deixaram de viver dias de muita dificuldade. Insucesso jamais significou ausência de Deus! Ao contrário, sabemos que Ele tem o controle de tudo, e está conosco em todos os momentos, principalmente quando a situação não é tão favorável.

Na verdade Ele tem planos para seus filhos, e se formos atentos, nós veremos sua mão. Vivemos nos últimos anos crises enormes: na Rússia, na Ásia, e na própria América Latina. A globalização tornou o mundo menos distante, e de repente passamos a participar da vida de gente que jamais pensamos em ter algum tipo de contato. E a crise sofrida pela Rússia acabou por causar impacto também em nosso país. E nos tornamos mais irmãos dos europeus, dos japoneses, e dos africanos. Podemos ler os seus jornais em nossas casas, e seus livros em nossos computadores. E vemos as imagens de todos os países em nossas televisões, dentro de nossos lares. Preocupa-me muito a globalização, e vejo formar-se o grande cenário controlado que vai favorecer o anti-Cristo operar.

Não há dúvidas de que realmente vivemos os últimos dias na terra, que precedem a vinda do Senhor Jesus a arrebatar os santos! Mas dizíamos que as crises devem ser enfrentadas, e da mesma forma que Elimeleque e Noemi decidiram deixar Belém, muitas vezes somos chamados a decidir contrariamente à nossa vontade. Não se pode empurrar um problema com a barriga indefinidamente, e o melhor a fazer sempre é enfrentá-lo de imediato. Há que se decidir, principalmente em época de crises. Lembre-se que uma crise pode em muitos casos se tornar uma grande oportunidade. Aliás, se não me falha a memória, em chinês, a mesma palavra que significa crise também é utilizada para traduzir oportunidade!

O QUE FAZ UM ESTRANHO AMAR TANTO?

A morte dos maridos deixou as três mulheres em situação muito difícil: encontravam-se viúvas em terra estranha, meio abandonadas, sem sustento, e de novo expostas a uma grande crise, que exigia uma nova decisão - ficar ou partir. Sempre que tiver que decidir, meu irmão, lembre-se de pedir a direção de Deus. Sozinhos, com nosso próprio esforço, a chance de errar é muito grande. O Senhor é o nosso verdadeiro Pai, e como todos os pais, Ele gosta de orientar seus filhos. Não recorrer a Ele significa não confiar n´Ele. Se O buscarmos, nós O encontraremos, e Ele certamente nos orientará. É impossível chamar-lhe, sem que Ele responda.

O Velho Testamento afirma que a moabita estaria excluída da congregação! Rute e Orfa eram moabitas, e esta palavra se estendia a elas. Ambas amavam Noemi sobremaneira, ambas choraram muito, ambas tiveram muita dificuldade em tomar suas decisões. Mas afinal, o que acontecia naquele lar, que as pessoas se amavam tanto? Até onde eu saiba, o comum é sempre a nora ter suas queixas da sogra, e por sua vez, a sogra também se queixar de sua nora. Não é normal que famílias vivam juntas em tanta harmonia. Contudo, em meio aos aparentes fracassos , em meio às desilusões sofridas, em meio aos funerais dos maridos, em meio ao sofrimento e à falta de perspectivas quanto ao futuro, observamos uma grande cena de amor entre três mulheres, que se abraçavam, e choravam, enquanto decidiam o que fazer de suas vidas. É certo que elas não pretendiam, nem desejavam se separar. O texto bíblico dá claramente a entender que, se fosse possível, permaneceriam juntas pelo resto de seus dias.

Noemi chegou a cogitar que se pudesse, geraria novos filhos para suas noras, mas isso era impossível. Por fim, Orfa atendeu aos apelos da sogra, e seguiu para seus pais. Quanto a Rute, porém, a Bíblia Sagrada diz que ela se apegou à Noemi! Irmãos, naquele ambiente de desesperança, naquela situação onde somente se contabilizavam "deficits", dentro de um quadro de absoluta falta de tudo, ouve-se de Rute a maior declaração de amor jamais registrada em toda a história entre humanos!

15 Pelo que disse Noemi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16 Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo Noemi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noemi?
20 Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.
21 Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
22 Assim Noemi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada.

TEMOS QUE PARAR PARA PENSAR

Irmãos, eis aqui a história de muitos: havia esperança na partida de Belém, quem sabe ganhar dinheiro, ter uma vida feliz com os filhos, bons casamentos, uma vida sossegada na velhice... Quantos de nós não começamos nossas vidas cheios de esperanças de bons acontecimentos, quantos de nós não iniciamos nossos casamentos com tantos sonhos, quantos iniciamos uma carreira idealizando crescimentos progressivos e... passaram-se os anos, e nem sempre as coisas aconteceram como era esperado... Vidas e vidas têm se frustrado, e questionado Deus o porque dos insucessos, sobrevindo sempre desânimo e angústia. Milhares de pessoas se deixam derrotar pelos flancos da vida, porque se consideram fracassados, como se não houvesse ainda uma chance ou uma oportunidade para elas. Eu poderia citar exemplos de grandes homens e mulheres de Deus que passaram momentos terríveis de aparentes derrotas, e se tivessem esmorecido, não teriam sido os grandes instrumentos do Senhor que inflamaram a humanidade de amor!

Você já parou para pensar o que sentiu José, ao ser lançado na cisterna pelos irmãos por puro ciúme, e mais tarde quando permaneceu anos na prisão egípcia? Ou como se sentiu Jonas engolido durante três dias por um grande peixe? Ou Elias, que precisou correr de Jezabel e refugiar-se na montanha? Ou Paulo, sendo apedrejado e fugindo de madrugada escondido em cestos de lixo? Ou Jesus, que se deixou desnudar na cruz por tanto amar? Pois bem: vemos agora duas mulheres de volta a Belém, à "Casa do Pão", sozinhas, desprotegidas, movidas apenas pelo instinto. E se você, meu irmão, estiver em situação semelhante, volte também à Casa do Pão! É isso mesmo: você deve começar por aí - retornar à Casa do Pai, reconciliar-se com Jesus, bater naquela Porta favorável... Belém significa "Casa do Pão", e é para lá que eu lhe recomendo ir, meu querido irmão!

UM BELEMITA DE CARÁTER ESPETACULAR

Não é coincidência que o jovem Boaz, que se encantou pela beleza e pelo caráter de Rute também seja belemita! Leia o pequeno livro de Rute, e veja como a vida dela mudou, juntamente com Noemi, por causa de Boaz! Boaz, pelos meios legais, mediante ato público e diante de testemunhas, esforçou-se ao máximo para remir as mulheres segundo a lei! Eu peço que você leia este pequeno livro, meu irmão, e veja o processo de remissão, veja as testemunhas chamadas, veja o pé descalçado! Boaz dá sustento e proteção para Rute, e dá uma ordem aos seus servos para guardá-la e protegê-la! Irmãos, eu não tenho palavras para descrever tantas "coincidências": um belemita remindo moabita, uma moabita que não tinha acesso legal à congregação, vidas sem futuro e sem esperança sendo transformadas, e a remissão por um alto preço!

JESUS, NOSSO REMIDOR!

Queridos! Jesus é nosso remidor! Ele também é belemita! Ele também é autor da maior declaração de amor expressa na Bíblia Sagrada, e difundida em todos os países do mundo, em todos os continentes: - ... " Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!" Foi Ele que mediante testemunhas, cumprindo todo o processo legal, redimiu os homens de seus pecados, e trouxe para cada um de nós uma nova perspectiva de vida! Foi Ele, que como Boaz em relação à Rute, pagou um altíssimo preço de remissão! Irmãos, somos de Jesus! O diabo perdeu o direito sobre a sua vida, a partir do momento em que Jesus lhe redimiu! O nosso destino é uma bela cidade celeste, de ouro e de cristal, onde andaremos e reinaremos como príncipes e princesas!

Não se perturbe pela presente "leve e momentânea tribulação", que não se compara nem de longe com a glória que nos está reservada, onde "olhos não viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para aqueles que Ele ama"! Como a moabita era impedida de penetrar na congregação, também a nós não era permitido o acesso ao "Santo dos Santos". Mas desde a cruz do calvário, onde nosso Remidor belemita bradou o "está consumado", o véu do Templo rasgou-se de alto a baixo, e nenhum impedimento há agora para qualquer pessoa aproximar-se do Deus Soberano, e falar com Ele! Podemos agora entrar no lugar onde somente uma vez por ano o Sumo Sacerdote entrava. E mais que isso, podemos entrar no Lugar Santíssimo agora mesmo, no lugar em que nos encontramos, em espírito! Podemos falar com Ele agora, e restabelecer aquele relacionamento que transformará definitivamente nossa vida Deus te abençoe!

Pr.Mario Rocha