T O C O U - M E!

ÊXODO [19]
12 Também marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto.
13 Mão alguma tocará naquele que o fizer, mas ele será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar a buzina longamente, subirão eles até o pé do monte.
14 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram os seus vestidos.
15 E disse ele ao povo: Estai prontos para o terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.
16 Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.
19 E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz.
20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
21 Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam.

MARCOS [6]
56 Onde quer, pois, que entrava, fosse nas aldeias, nas cidades ou nos campos, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos a orla do seu manto; e todos os que a tocavam ficavam curados.


Ao ler as passagens acima, nem mesmo parece que estamos falando da mesma pessoa. Trata-se do mesmo Deus, o mesmo Ser, de mesma natureza. Será que Deus mudou?

Claro que não, e qualquer pessoa sabe que Deus não muda. Pessoas mudam. Comportamentos mudam. A moda muda. Os homens mudam. As mulheres,.... bem, ..... Mas Deus não muda. Ele sabe tudo, lembra-se de tudo, conhece tudo, não há sombra de variação n'Ele. A gente sabe que se combinar algo com Ele hoje, amanhã Ele se lembra. Daqui a 30 anos Ele se lembra. E como diz o Pastor Maurílio Martinez, se eu escorreguei há quarenta anos atrás, pela tardinha, no pomar onde me encontrava sozinho, Ele sabe, e se lembra.

Mas como é que se pode entender que no tempo de Moisés ninguém no meio do povo poderia sequer tocar o lugar onde Ele se encontrava? Nem mesmo podia se aproximar do monte. E quando Ele se manifestava, havia toda aquela barulhada, provocando admiração, espanto e medo entre o povo. O povo dizia a Moisés que falasse com Deus, e depois lhes transmitisse o recado, pois não podia suportar a Sua presença.

Mas Jesus, ao contrário, tocava as pessoas e deixava-se tocar a cada dia, e procurava diariamente ter contato com a gente da Galiléia, Jerusalém, ou onde quer que Ele fosse. Misturava-se na multidão como qualquer mortal, e não se incomodava de ser esbarrado, empurrado, apertado. Fazia questão de visitar casas, e ao curar pessoas, em geral tocava nelas. Até leproso, que pelas Escrituras eram considerados imundos, Jesus tocou. E veja: teve leproso que Ele tocou antes de curá-lo. Veja o leproso de Mateus 8:3 , e procure imaginar há quanto tempo ninguém lhe encostava.

Quando será que recebeu o último abraço? Ninguém tocava em leproso. Ninguém dava emprego para leproso. A lepra da pessoa a ligava a pecado grave, como uma maldição irreparável, condenando o ser humano à morte. Mas Jesus, - aquele Deus tremendo que fazia o Sinai fumegar, de quem o povo do Antigo Testamento não podia se aproximar - pegou este leproso e tocou-lhe, e depois o curou. Porque? Qual o verdadeiro motivo de não poder aproximar-se e tocar o povo no Velho Testamento, e agora Jesus misturar-se na multidão?

Será que realmente estamos falando da mesma pessoa? Será que Ele tem a mesma natureza? Ou será que o tempo O fez mudar, e tornar-se mais abordável? Ele tocou na sogra de Pedro, e curou-lhe a febre. Jesus tocou nos olhos do cego, e restaurou-lhe a visão. Parou o enterro no meio da rua, e tocou no caixão, assombrando a multidão que ficou parada para ver o que aconteceria. Jesus cuspiu e tocou a língua de um sujeito, seus ouvidos, e seu rosto.

Teve um dia que Ele resolveu lavar os pés de 12 homens, a maioria pescadores, e com certeza, gente de pés sujos. Pode imaginar isso? O Rei da Glória inclinando-se, com uma toalha no colo, uma bacia de água e lavando os pés de homens complicados. Então, como é que pode? No Velho Testamento, aparecia de longe, no meio do fogo, no meio das nuvens, no meio de trovões, no alto da montanha.

No Novo Testamento, andando à beira do mar, na casa de Simão, na casa de Maria, no meio das praças, entre os irmãos nas sinagogas. Deixou-se tocar pela mulher débil que sangrava por 12 anos, e mesmo entre a multidão, percebeu que fora tocado. Sentiu em Seu corpo quando saiu virtude em direção à pobre mulher. Perguntou aos discípulos, que pareciam nervosos, quem havia Lhe tocado. E eles, de má vontade, respondiam que não podiam saber, por causa do alvoroço da multidão. Deixou-se tocar no peito pelo discípulo João, que afirmou ter tocado a Palavra da Vida!

Deixou-se tocar no rosto por Judas, que com o beijo traiçoeiro, entregou o Mestre à soldadesca romana. Deixou-se tocar pela pecadora, que ungia Seus pés, e os enxugava com seus cabelos. Deixou-se tocar... Na verdade, Deus sempre que tocar e ser tocado pelo homem. Ele sempre desejou uma aproximação maior, e Seu amor incomparável procurou, de alguma forma, tornar isto possível. Porque era impossível que um Deus santo pudesse tocar em um homem pecador.

Deus abomina o pecado, e Sua grande obra em Jesus foi justamente destruir o pecado e seus efeitos. No passado, as pessoas morreriam, se O tocassem. Foi isso que elas disseram a Moisés, quando pediram-lhe que falasse com Deus por elas. Hoje, Deus pode tocar na sua vida, se você quiser. Verdadeiramente, Ele pode tocar no seu casamento, e restaurá-lo. Mesmo se estiver em cacos, mesmo se lhe parecer impossível de ser resolvido, o toque do Senhor transforma.

Ele pode tocar em seus filhos, e tirá-los das drogas ou de outros vícios. Ele pode tocar em suas mentes, e você, que pensava que não havia mais jeito, verá com seus olhos o poder de Deus dentro de sua casa, dentro de sua família querida. Deus pode neste dia tocar em sua conta bancária, que andava sem controle e sem condições de recuperar. Deus pode tocar no seu trabalho, que lhe parecia fracassado, sem objetivos e sem perspectivas, e mostrar-lhe que Ele ainda vive!

Conta-se que em uma reunião de pais e professores, numa cidade dos Estados Unidos, a diretora explicava a importância de manter contato permanente com os filhos, interessar-se por eles, tocar-lhes, falar-lhes. Mas um camponês pobre levantou sua mão e respondeu que, em decorrência de sua necessidade, tinha que levantar-se muito cedo, e deitar-se muito tarde, sem condições, portanto, de ter um contato mais profundo com o filho.

Para surpresa de todos, ele disse que ao sair de manhãzinha o filho ainda dormia, e ao chegar, de noite, também já se encontrava dormindo. Contudo, ele beijava o menino, o abraçava, e torcia um pedacinho do lençol. Isso mesmo: dava um nó na ponta do lençol, e este era o sinal, para o filho, de que seu pai estivera com ele, e lhe fizera um carinho. O único ponto de contato do menino com seu pai era justamente o nó no lençol.

Mas o garoto sentia-se feliz por este mínimo sinal, e mais surpresa ainda, ficou a diretora da escola ao saber que o tal garoto era o melhor aluno de todos. Aquele costume do pai, que materializava seu amor pelo garoto com um nó no lençol, era o bastante para sentir-se amado, e corresponder com um bom comportamento e boas notas no colégio. Não precisou, nem havia condições, de oferecer presentes periódicos ao menino.

Não se gastou uma fortuna para demonstrar o quanto o filho lhe era caro. Apenas um nó no lençol. Eu sei muito bem, que às vezes parece que andamos sozinhos, e Deus quase não se importa. Sei que circunstâncias ocorrem na vida das pessoas, que as fazem sentir-se solitárias, ou abandonadas, sem que alguém se interesse por elas ou por seus problemas. Há dias na vida assim.

Somos muito sensíveis, e se não percebemos grandes coisas acontecerem, parece que Deus nem mesmo existe. Mas Deus trabalha por você 24 horas por dia. Ele não dorme, interessa-se por sua vida, cuida dos detalhes importantes, prepara seu caminho, e enfim, trabalha durante a noite em seu favor. Deus trabalha no 2o turno, quando muitas vezes você dorme. Não é somente o policial que se mantém acordado, de prontidão para atender alguma ocorrência durante a noite.

Não é somente o bombeiro que fica próximo ao telefone na vigília da noite para atender aos chamados de emergência. Não é somente o padeiro que nas madrugadas se suja de trigo e prepara a massa do pão que te alimenta no café da manhã. Deus trabalha no turno da noite, em seu favor. Não se deixe enganar pelas circunstâncias, nem pela aparência. Deus não se deixa levar pela aparência. Samuel experimentou isto quando ele esteve na casa de Jessé, para ungir o novo rei de Israel.


Posso vê-lo levando a mão ao frasco de óleo, para ungir o filho mais velho, que surgia deslumbrante pela porta principal . Mas Deus falou-lhe ao ouvido, que não era aquele rapaz o eleito. O eleito não se encontrava na casa, mas no meio dos currais, cuidando das ovelhas. Deus sabe tudo. Conhece tudo. Discerne tudo. Percebe tudo. Vê tudo. Lembra-se de tudo. Volto ao Pastor Maurílio, que afirmou que somente de uma coisa Ele não se lembra: - dos nossos pecados! Irmãos:

O grande e poderoso Senhor Deus não podia tocar no homem pecador, por causa do pecado. Mas Ele queria aproximar-se novamente de Sua criação. Deus sempre desejou reconciliar o homem consigo. Em Jesus, Ele destruiu o pecado, e pôde dar aquele "nó no lençol", e mostrar ao homem o Seu grande amor. Jesus é o ponto de encontro entre nós e Deus. Somente Jesus Cristo homem pode aproximá-lo novamente de Deus, e restabelecer a vida plena em seu coração.

Onde Jesus coloca o Seu amor, quebra-se a onda de ódio espalhada pelo diabo. Diz-se que "o diretor chamou o gerente, e lhe ofendeu, o qual por sua vez descontou sua ira na secretária, que maltratou o garoto da correspondência. Por sua vez, este chutou um cachorro na rua, e o cachorro mordeu a velhinha, que na farmácia ofendeu o farmacêutico. O farmacêutico até que era um homem bom, mas chegou bradando em casa, e insurgiu-se contra a esposa...

Mas esta era uma mulher de Deus, cheia do Espírito Santo, e colocou a cabeça do marido entre suas mãos, prometeu-lhe cuidar de sua dor de cabeça, disse-lhe que lhe prepararia o prato favorito, e que trocara os lençóis da cama.... O ódio passou, a paz voltou, o descanso no colo da esposa.". O amor quebra, e destrói, toda a corrente que o ódio forma. O ódio vem aumentando com uma locomotiva puxando centenas de carros, mas o amor desmorona a obra do diabo! Deus é amor! Tudo o que Ele quer é dar um nó no lençol de seu filho! E seu filho é você!

A cruz expõe o que de pior existe na pessoa. "A cruz expõe o seu pecado, a sua natureza má. Ela denuncia a vergonha do mundo, a hipocrisia dos ladrões, o cinismo dos guardas que sorteavam a roupa de Jesus. Expõe a traição de Judas, a covardia dos homens. Ela escancara o despreparo das autoridades, o pecado dos religiosos, e sua arrogância, e a falência do sistema político romano. " Ao mesmo tempo, a cruz revela o amor de Deus, o lado bom de Cireneu, que ajudou no transporte, o lado bom das mulheres que não se afastaram do Mestre.

A cruz revela o melhor do ladrão arrependido, e o melhor de José de Arimatéia. A cruz é o ponto de encontro entre o Deus tremendo e santo, e o homem pecador. Na cruz, Deus encontra o homem. Ela é o elo entre o divino e o humano. Para os primeiros que perecem, loucura. Para os outros, poder de Deus. Na cruz, Deus quis encontrá-lo! Ali, Ele deu "um nó no seu lençol" Que Ele te abençoe grandemente!

Pr.Mario Rocha