Capítulo Um

Quem é o Verdadeiro?

"Mas o Senhor Deus é o verdadeiro Deus;

Ele mesmo é o Deus Vivo, o Rei Eterno."

– Jeremias 10:10

Na Bíblia se encontra uma grande afirmação: "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele, em Deus." [1 João 4:15] Que palavras são estas? "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele, em Deus." Este versículo bíblico é de todo profundo e transcendente!

O que significa confessar que Jesus é o Filho de Deus? "Qualquer que confessar..." Que declaração! Não teríamos nós o desejo de conhecer o Filho de Deus? Sim, pois, como nos afirma a Escritura, confessar tal título a Jesus de Nazaré implica em comunhão com o próprio Deus.

O Cristo, o Filho do Deus Vivo

Que é ‘o Filho do Deus’? Apresentarei tão somente dois fatos registrados, pelos quais, logo de início, obteremos uma resposta deveras objetiva. O primeiro fato se encontra no Livro de Mateus. Lemos:

"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns João Batista; outros Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que Eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e o sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus."

– 16:13-17

O segundo fato a ser apresentado, podemos encontrar na carta que Paulo, o apóstolo, escreveu à igreja em Colossos:

"Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne; para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus – Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Porque ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle. Arraigados e sobreedificados nEle, e confirmados na Fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade; e estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade."

– 2:1-10

Que dizes de ‘o Filho do Homem’? A chave para o devido entendimento aparenta estar oculta em Mateus 16; não obstante, está totalmente revelada em Colossenses 2. Dois grandes achados! O presente tratado é decorrente destes dois grandiosos fatos. Empreendamos, pois, cuidadosa busca para uma tão grande compreensão!

O Testemunho Maior

Qualquer inquiridor sincero do ‘Novo Testamento’ certifica-se que Jesus de Nazaré fez da Sua identidade o ponto central do Seu ensino.1 E, de fato, foi absolutamente por causa da Sua identidade que Jesus foi condenado à morte de cruz.

"Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" e "E vós, quem dizeis que eu sou?" – foram perguntas que o próprio Jesus fez aos Seus discípulos. A questão da identidade de Jesus de Nazaré veio a permear a mente de todos os que O ouviram. E é por demais digno de nota que esta mesma questão estaria presente no veredicto do Seu julgamento: "Quem vós dizeis que eu sou?" O que teria dito Jesus de Si mesmo?

Palavras de reivindicação

O que tem Jesus a declarar? Certo líder de Israel afirmou: "Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?" [João 7:51] Sim, quão importante é ouvirmos! Ouçamos o que Jesus tem a nos dizer sobre a Sua identidade.

Presenciemos Jesus perante o sinédrio. Caifás, o sumo sacerdote, pergunta: "Conjuro-te pelo Deus vivo que nos diga se tu és o Cristo, o Filho de Deus." [Mateus 26:63] A resposta: "Tu o disseste; entretanto, Eu vos declaro: Em breve vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu." [Mateus 26:64] Quão significativas foram tais palavras?

A. T. Robertson, na obra Word Pictures in the New Testament [Descrições de Palavras do Novo Testamento], expõe: "‘Vós dizeis’... é simplesmente uma expressão idiomática grega para ‘sim’ (compare ‘Eu sou’, em Marcos 14:62, com ‘tu o disseste’, em Mateus 26:64)."2 E, em The Synoptic Gospels [Os Evangelhos Sinópticos], C. G. Montefiore, observa: "As duas expressões, ‘Filho do homem’ (freqüentemente dita por Ele mesmo) e ‘à direita do Todo-Poderoso’ (uma característica expressão hebraica que designa a Deidade) revelam que a resposta se harmoniza perfeitamente com o espírito e a maneira de falar de Jesus."3

Que indicou Jesus àqueles que o escutavam? Quão expressivo! Lemos, por exemplo, no Evangelho Segundo Mateus: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céus, com poder e grande glória. E Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus." [24:30] E, no capítulo 25 do Evangelho citado, também se encontra: "E quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então se assentará no trono da Sua glória." – v. 31.

"E quando o Filho do homem vier em Sua glória..." O que Jesus estava querendo fazer entender? As palavras ditas por Jesus aos discípulos e perante os seus oponentes foram deveras palavras de reivindicação! Ele fez referência ao enunciado de um antigo profeta: "Então virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor!" – Zacarias 14:5.

Ele mesmo!

Que assombro tiveram os judeus ao ouvirem o pronunciar de Jesus! Os líderes religiosos perceberam as claras implicações da resposta dada por Jesus. Um homem estava perante eles afirmando ser o próprio Deus! Por isso, "o sumo sacerdote rasgou os seus vestidos, dizendo: Blasfemou! Para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a blasfêmia!" – Mateus 26:65, Almeida Contemporânea.

Jesus reivindicou ser o Deus de Israel. Os religiosos não conceberam que o humilde carpinteiro de Nazaré pudesse ser o Criador em carne. Acusaram o Mestre de blasfêmia! Anteriormente, Jesus tinha lhes dito: "Eu e o Pai somos um." [João 10:30]4 Mas eles não quiseram acatar a veracidade das palavras de Jesus. Antes, intentaram apedrejar o Senhor dizendo: "Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." – João 10:33.

1 Jesus mesmo disse: "Se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados." – João 8:58.

2 In: Evidências que Exige um Veredito, comp. por Josh McDowell, trad. de Márcio Redondo, São Paulo, Ed. Candeia, vol. 1, p. 115.

3 Ib., p. 116.

4 Considere João 8:58, 59. Cf. Êxodo 3:14.

Pela revelação de Jesus Cristo’

"Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!" – essa foi a afirmativa de Pedro a Jesus. Que significa? Jesus afirmou que tal confissão é de acordo com ‘um mistério oculto’: uma revelação divina. Neste ponto, torna-se necessário anotar o que o apóstolo Paulo afirmou em uma de suas cartas: "Mas faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo." – Gálatas 1:11, 12.

A revelação que vem dos céus não é segundo os homens e nem se dá via aprendizagem natural. O apóstolo Paulo afirmou que ‘o Evangelho’ por ele anunciado não era conforme as tradições humanas. Ele aduziu também que tal Evangelho não fora proveniente ‘de homem algum’. De quem então o apóstolo recebera e aprendera? "Pela revelação de Jesus Cristo", afirmou ele.

As palavras de Paulo são por demais nítidas, fazendo-nos lembrar do dito do Senhor a Pedro: "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus."

Cristo, o Mistério de Deus

Jesus de Nazaré é o Cristo. Ele é o Filho de Deus. Que compreensão decorre? Aos crentes que habitavam na cidade de Corinto, Paulo escreveu palavras de esclarecimento: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo". – 2 Coríntios 5:19. Note também Colossenses 1:19, 20.

Que é ‘o Filho’? O ‘Filho’ é o próprio Deus vindo a nós como homem para efetuar a obra da reconciliação. Eis a assertiva apostólica: "Deus estava em Cristo". Sim, no mais alto sentido, o Criador, "com Seu próprio sangue", por meio do Filho, veio realizar um grandioso ato de reconciliação. – Note João 3:16; Atos 20:28.

Mediante a revelação que recebera, o apóstolo Paulo declarou que o Mistério de Deus é Cristo. [Colossenses 2:2] Dizer que o Mistério de Deus é Cristo é o mesmo que afirmar que Jesus é o próprio Deus revelado na carne. Como está escrito: "NEle habita corporalmente toda a plenitude da Deidade." – Colossenses 2:9, Literal.

"Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!" – Quão elevada foi a declaração de Pedro a Jesus de Nazaré! Ao confessar ser Jesus o "Cristo, o Filho do Deus Vivo", Pedro evidenciou o mistério do ‘Pai’. – João 14:9; 1 Coríntios 2:2, 8. Cf. Isaías 42:5, 8; 48:11, 12.

A Manifestação e o Falar Divino

De forma precisa, principiou um antigo escritor: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias como Filho." – Hebreus 1:1, Literal.

A afirmação do autor da Epístola aos Hebreus condiz com a de outro inspirado escritor: "E o Verbo [o próprio Deus] se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." – João 1:14. Note v. 1.

O Criador veio a nós "cheio de graça e de verdade". Mas nem todos O receberam. Alguns preferiram permanecer em aberta incredulidade. Daí ter Jesus lhes dito: "Se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus, escuta as palavras de Deus". – João 8:46b, 47a.

Em realidade, Jesus de Nazaré é a própria Graça e Verdade em pessoa: "Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim." [João 14:6] De fato, com estas palavras, Ele indicou o Seu elevado Ser:

"Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo,

a fim de dar testemunho da Verdade.

Todo aquele que é da Verdade ouve a Minha voz."

– João 18:37

Com efeito, o revelar de Deus trata-se de um testemunho. Este testemunho diz respeito à Sua única pessoa, Sua manifestação na carne: "o Seu Filho Jesus Cristo". [1 João 5:9] Escrito está: "Deus se manifestou em carne, foi justificado em [o] Espírito, visto dos anjos, pregado entre [as] nações, crido no mundo, recebido acima na glória." – 1 Timóteo 3:16, Darby.

‘Nós mesmos vimos a Sua Majestade’

É de causar inquietude os passos acima? Para alguns, talvez. Mas para aqueles que viram, ouviram e tocaram na Vida que foi manifestada, não. [João 1:3, 4; 14:6] Em verdade, os que deram testemunho da Vida, não tiveram outro modo de expressar senão de forma tão incisiva: "Quem tem o Filho tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida." – 1 João 5:12.

Deveras, a vinda de Jesus Cristo como Filho foi para que pudéssemos adentrar na comunhão que é celestial. [1 João 1:3-7] Que significa? Significa que a nós é concedido o poder de sermos feitos filhos de Deus, ou seja, de sermos participantes da natureza divina. [João 1:12; 2 Pedro 1:4] Ora, tal afirmação, porventura, não vem a confirmar o que foi escrito no preâmbulo? Sim, em todo o sentido. Retomemos: "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele, em Deus." – 1 João 4:15.

O falar de Deus é acerca de Sua manifestação na carne: Jesus de Nazaré. Que apreço devemos ter pela revelação divina? Sim, a nós importa confessar ser Jesus o ‘Filho de Deus’. Pois, Deus nos falou "nestes últimos dias" como Filho! Por conseguinte, há sabedoria em considerar com atenção a assertiva: "Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho, tem também o Pai." – 1 João 2:23.

A manifestação e a expressão do Criador! As testemunhas de Jesus sabiam do que estavam falando: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a Sua Majestade." – 2 Pedro 1:16. Cf. João 1:14; 3:13.

O Verdadeiro Deus e a Vida eterna

Jesus mesmo disse: "Quem me vê a mim, vê o Pai". [João 14:9] Em compreensão, Rita de Cássia Moyses, em seu livro Revelação do Amor, escreveu: "Deus mesmo se fez homem para que saibamos o que pensar quando pensamos em Deus."1

Sim, o próprio Deus veio à terra em forma humana. Ele veio nos alcançar, fazendo-se disponível de uma forma tão simples e maravilhosa: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. ... e pôs-lhe por nome Jesus." – Mateus 1:23, 25b. Cf. Isaías 7:14.

Por ser Espírito, o Criador de todas as cousas fez-se criatura para que pudéssemos contemplá-Lo. A fim de dar-Se a conhecer a nós, o Senhor fez-Se homem. Tal ação, porém, tinha um alcance maior para conosco. Como assim?

Em verdade, ao vir a ser Conosco, o Senhor veio nos conceder uma nova dimensão e perspectiva de vida: a vida eterna. [João 10:10, 11; 11:25, 26] Daí o apóstolo Paulo ter escrito: "Nosso Salvador Jesus Cristo... destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo Evangelho." [2 Timóteo 2:10b, Almeida Contemporânea.] Este é o Testemunho de Deus! Tal testemunho de vida veio a se tornar o conteúdo da mensagem anunciada pelos apóstolos: "o Evangelho de Seu Filho".2 – Romanos 1:9. Veja também 8:1-3.

"Nosso Salvador Jesus Cristo, destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo Evangelho." – Que dizer de tão sublime enunciado? Deveras, a manifestação e o falar de Deus como ‘Filho’ é para o gerar da vida divina em Seus crentes.3 Por isso, era mesmo impossível os nascidos do Espírito ficarem em silêncio. [Romanos 1:14, 15. Cf. Filipenses 2:16] Eles saíram a proclamar ‘o testemunho que é maior’. Em que termos? João, o apóstolo, expressou sua convicção:

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo

e nos deu entendimento para conhecermos o que é Verdadeiro;

e no que é Verdadeiro estamos, isto é, em Seu Filho Jesus Cristo.

Este é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna."

– 1 João 5:20

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1 Santo André, Ed. Ministério Voz da Verdade, 1997, p. 17.

2 Aqueles que anunciavam a manifestação do único Deus na carne foram conhecidos por ‘evangelistas’, da palavra grega evangelion, ‘Boas Novas’.

3 Jesus é a Vida Eterna. [João 14:6] Daí a asserção apostólica: "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle." – Colossenses 2:6. Cf. João 20:22; 1 Coríntios 15:45; 2 Coríntios 13:5.