Capítulo Dois

Ele é o Senhor!

"Ouve, ó Israel, o Senhor Nosso Deus é o único Senhor."

– Deuteronômio 6:4

A vinda de Jesus Cristo foi para que tivéssemos "o entendimento para conhecer O que é verdadeiro" – Ele mesmo!

Em nosso primeiro capítulo, por meio de dois fatos, vimos que foi o próprio Deus que veio Se revelar a nós. Vimos também que Paulo, o apóstolo, afirmou que o Evangelho por ele anunciado não era segundo os homens, mas segundo "a revelação de Jesus Cristo". Neste presente capítulo, em extensão, estaremos considerando o Evangelho, a revelação que está contida nas Escrituras Apostólicas [o Novo Testamento].

O único Deus como Homem para ser o nosso Rei

O ensinamento dos apóstolos tem por base o falar dos profetas de Deus registrado nas Escrituras Pré-Apostólicas [o Antigo Testamento]. Os apóstolos tinham a plena certeza quanto a Jesus, o Messias.1 Diz-nos o registro histórico que, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, os apóstolos empreendiam considerável zelo em demonstrar aos seus irmãos judeus que Jesus era o Cristo: a Esperança de Israel. – Atos 28:20, 23. Note Jeremias 17:13.

Um dos mais belos passos bíblicos, concernente a identidade do Messias, se encontra no Livro do profeta Isaías. Podemos ler: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." – Isaías 9:6, IBB revisada.

O Targum de Jônatas, uma fonte judaica, traz o título Príncipe da Paz assim: "O Messias cuja paz será abundante sobre nós em Seus dias."2 Que seria o Messias? De acordo com o profeta, El Gibbor 3 viria a nós como homem. O único Deus seria nos dado como ‘um filho’ para ser o nosso Rei e Salvador – o Messias. [Isaías 44:6] Consideremos indicativos adicionais:

"E, naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos,

e Ele nos salvará; Este é o Senhor, a quem aguardávamos;

na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos."

– 25:9

"Os teus olhos verão o Rei na Sua formosura e verão a terra que está longe.

... O Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso Legislador;

o Senhor é o nosso Rei; Ele nos salvará!"

33:17, 22

"O teu Criador é o teu Marido; o Senhor dos Exércitos é o Seu Nome;

e o Santo de Israel é o teu Redentor;

Ele será chamado o Deus de toda a terra."

– 54:5

1 O termo Messias, em hebraico Mashiah, significa, literalmente, o mesmo que Cristo, em grego Christos: ‘o Ungido’.

2 In: Os Fatos Sobre Jesus, o Messias, de John Ankerberg e John Weldon, trad. de Neyd Siqueira, Porto Alegre, Ed. Obra Missionária Chamada da Meia-Noite, 1993, p. 40.

3 El Gibbor, um dos títulos do Todo-Poderoso [Cf. Isaías 10:20, 21], que indica que o Criador é Aquele intervém para salvar e para executar o Seu juízo. [Isaías 10:22, 23 Cf. Salmo 136:10-12] Jesus é chamado de ‘Pai’ por ser Ele antes de todas as cousas, o Criador do universo, o único Deus. Ademais, por ser o legítimo dono de tudo que há, Ele é adequadamente chamado de ‘Senhor’. – 1 Crônicas 29:12; Isaías 63:16; Malaquias 3:10. Cf. João 20:28; 1 Coríntios 8:4-6.

 

Reconhecendo o som festivo!

Certa vez, Jesus afirmou que os antigos salmos davam testemunho dEle. [Lucas 24:44] Se você considerar o Livro de Salmos, verás que nele contém muitas profecias. Deveras, muitos salmos são referentes ao Messias. Por exemplo, o salmo de número 89, apresenta tão vigorosos e positivos enunciados:

"Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó Senhor, na luz da Tua face!

Em Teu Nome se alegrará todo o dia, e na Tua justiça se exaltará!

Pois Tu és a glória da Sua força; e pelo Teu favor será exaltado o nosso poder.

Porque o Senhor é a nossa defesa, e o Santo de Israel, o nosso Rei!"

– vv. 15-18

Sim, em Salmos encontramos algo de muito precioso: um conjunto de profecias que testifica do único Deus de Israel, o Rei, manifestado na carne. Deus é o Rei desde a antigüidade, Aquele que vem para efetuar "a salvação no meio da terra." – Salmo 74:12.

"Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo: andará, ó Senhor, na luz da Tua face!" Reconheces tu "o som festivo"? Há cerca de dois mil anos, certos campesinos atentaram ao som festivo. O que eles ouviram? Eles ouviram as novas de grande alegria: "Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo [Messias], o Senhor!" – Lucas 2:11.

Selá! 1 É de significância por demais especial o fato do apóstolo Paulo ter escrito: "... a sabedoria de Deus oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória... nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." – 1 Coríntios 2:7, 8.

Aquele que não faz acepção de pessoas

Foi declarado: "Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas." [Deuteronômio 10:17] No livro do profeta Jeremias, também encontramos: "Eis que Eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; seria qualquer cousa maravilhosa para mim?" – 32:27.

Por ser Deus o Senhor de todos – Aquele que não faz acepção de pessoas, foi firmado por meio do profeta Joel: "E há de ser que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo!" [Joel 2:32] Como também foi dito: "Porque então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o Nome do Senhor, para que O sirvam com um mesmo espírito." [Sofonias 3:9] Estas surpreendentes profecias revelam quão grande é o amor que o Criador nutre pela humanidade. Qual é o alcance de tais oráculos?

Joel 2:32 seria posteriormente citado pelo apóstolo Pedro quando, por ocasião do Pentecostes, inúmeras pessoas advindas de todas as nações, seriam exortadas a invocar um Nome! Naquele dia, quase três mil almas invocaram o Nome de Jesus! [Atos 2:21, 38] Com efeito, é no Novo Testamento que lemos: "Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o Seu Nome. ... Para que o resto dos homens busque aos Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu Nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas". – Atos 15:14, 17.

‘Nenhum outro Nome há’

Paulo escreveu aos discípulos que estavam em Corinto: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso". – 1 Coríntios 1:2.

Deveras, obtemos salvação ao invocarmos o Nome de Jesus. Se declara: "Não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que invocam. Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo." – Romanos 10:12, 13.

1 Alguns dos salmos vão até mais além: são alusivos à glorificação do Messias! No Salmo 24, lê-se: "Selá! Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o Rei da Glória! Selá!" – vv. 7-10.

 

Temos lido que Deus visitou os gentios, para tomar dentre deles um povo para o Seu Nome. Quem são os que fazem parte deste ‘um povo’? São aqueles que passam a invocar o único Nome. O apóstolo Pedro, ao ter sido interrogado pelos líderes religiosos, fez menção: "Ele [Jesus] é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." [Atos 4:11, 12] E, o apóstolo Tiago veio a escrever aos crentes israelitas: "Meus irmãos, não tenhais a Fé de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas." – Tiago 2:1.

Sim, Jesus é o Senhor, Aquele que não faz acepção de pessoas. Ele é o Senhor da glória, o Deus de toda a carne! – Note Atos 10:34-36.

O Salvador do mundo

Há salvação no único Nome dAquele que é Senhor de todos! – Jesus. "Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo." Mas em que caráter devemos invocá-lO? Decerto no entendimento de que "um mesmo é o Senhor de todos"! – Romanos 10:12.

Um mesmo! Esta declaração é de acordo com o falar dos profetas: "Deveras Deus está em ti, e nenhum outro deus há mais. Verdadeiramente, Tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. [...] Mas Israel é salvo pelo Senhor com uma eterna salvação; pelo que não sereis envergonhados nem confundidos em todas as eternidades." – Isaías 45:14c, 15, 17. Cf. Hebreus 5:9.

É significativo que, de acordo com o profeta, conhecer que o Salvador é o único Deus, e, que é Ele mesmo quem nos concede uma eterna salvação, é estarmos guardados de confusão de entendimentos. Não, não há o que confundir: Há um único que pode nos salvar – ‘o Deus de Israel, o Salvador’.1

Mas procederia o Senhor Deus, o Salvador, com uma tão grande salvação somente para com poucos? Por certo que não, pois, fez-se ouvir: "Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque Eu sou Deus, e não há outro." [Isaías 45:22] Como também foi declarado: "No Seu Nome os gentios esperarão." – Mateus 12:21.

‘Buscarei as minhas ovelhas’

No entendimento dos profetas, o Messias, muito mais que um simples homem, seria a chegada do próprio Deus, o Pastor de Israel e Monarca do universo. O profeta Jeremias chamou à atenção dos seus irmãos israelitas ao fato de que o Deus de Israel, o Soberano Criador, "é o verdadeiro Deus", e que "Ele mesmo é o Deus vivo, o Rei Eterno." [Jeremias 10:10. Cf. Zacarias 9:9] E, dissera um outro oráculo: "Eis que Eu, Eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia da nuvem e da escuridão." – Ezequiel 34:11, 12. Cf. Isaías 40:10,11.

 

1 Em absoluto constraste para com Seu inimigo, o próprio Soberano viria como cordeiro para derramar sangue salvador. Ele, como um cordeiro, viria para ‘esmagar a cabeça’ de uma serpente!

A vinda do Criador para ser o nosso substituto fora mesmo compreendida e aguardada pelos antigos fiéis do Senhor Deus. [Gênesis 4:4; Cf. Hebreus 11:4] Deveras, a vinda do Messias diz respeito a toda a humanidade, indicando que sem o derramar de um sangue precioso, não teríamos como escapar do controle de Satanás.

Aqui, o leitor talvez julgue ser de proveito ler o interessante comentário de David L. Cooper em seu livro God and Messiah [Deus e Messias]. Ele escreveu: "Em Gênesis 3:15 encontramos a primeira predição relativa ao Salvador do mundo, chamado de ‘a semente da mulher’. No oráculo original Deus predisse um prolongado conflito a ser travado entre ‘a semente da mulher’ e ‘a semente da serpente’, que seria no final ganho pela semente da mulher. Essa promessa inicial indica uma luta entre, de um lado, o Messias de Israel, o Salvador do mundo, e, de outro, Satanás, o adversário da alma humana. Prediz que no final haverá uma vitória total do Messias.

Alguns comentaristas acreditam que em Gênesis 4:1 encontra-se um eco dessa promessa e a compreensão de Eva sobre o assunto, a saber, a afirmação de Eva quando Caim, seu primeiro filho, nasceu: ‘Adquiri um homem, Jeová’. [‘Jeová’ trata-se de uma transliteração do ‘nome’ de Deus feita pelos hebraístas medievais. Leia: Ehyeh Asher Ehyeh, ‘Eu Sou’.] Ela compreendeu acertadamente essa primeira predição, mas errou ao interpretar que a predição tivesse se cumprido em Caim, o seu filho.

É claro que Eva acreditava que o filho da promessa seria o próprio Jeová. Alguns antigos comentaristas judeus costumavam interpolar a palavra ‘o anjo’ nessa passagem e dizer que Eva havia afirmado que seu filho era ‘o anjo de Jeová’. Não há base para essa afirmativa." – In: Josh McDowell, Op. cit., pp. 185, 186.

25

 

Jesus de Nazaré deu testemunho público de ser o Rei, o Messias. [Mateus 21:1-11] Ademais, Ele afirmou ser o Salvador do mundo [João 4:25, 26, 42], o Filho do homem que "veio buscar e salvar o que se tinha perdido." – Lucas 19:10.

Quão notável! Foi Jesus quem disse: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas." [João 10:11. Cf. Mateus 19:16, 17] Sim, Jesus reivindicou ser o "único Pastor" [Eclesiastes 12:11], Aquele que tem o amor maior, pois é Ele quem dá a vida eterna! – João 15:13.

‘Todo aquele que nEle crer não será confundido’

"Eu sou Deus e não há outro". Os apóstolos reconheceram a vinda do Único: "[O] Nosso Salvador Jesus Cristo, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo Evangelho." – 2 Timóteo 1:10.

Não há Salvador além do único Deus. Temos lido: "Olhai para mim, e sereis salvos... porque Eu sou Deus e não há outro." Quem é Ele para que possamos crer e sermos salvos? O apóstolo Pedro iniciou sua segunda carta com estas palavras: "Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo". – 1:1.

Em testemunho, o apóstolo Paulo escreveu: "Todo aquele que nEle crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que O invocam. Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo." [Romanos 10:11-13] Deveras, são salvos "todos os que em todo lugar invocam o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo". – 1 Coríntios 1:2.

O Evangelho e o Rei

O vocábulo Evangelho significa ‘Boas Novas’. De acordo com o ensino do Novo Testamento, o Evangelho a ser pregado a todos os confins da terra é o Evangelho do Reino. Mateus 24:14 reza: "E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim."

O Evangelho do Reino! Tens crido em tal Evangelho? Este era o Evangelho pregado pelos apóstolos. Sim, lemos no Livro de Atos que Paulo "declarava com bom testemunho o reino de Deus" e procurava persuadir os judeus "acerca de Jesus". [28:23] E em sua segunda epístola, Pedro escreveu concernente ao "reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". [1:11] Não consideras tais apontamentos por demais significativos?

Tens recebido com alegria as Boas Novas?

O apóstolo Paulo tinha um único encargo: o anúncio da Esperança de Israel. [Cf. Zacarias 14:14] Ele até mesmo fora perseguido e preso por expor a sua fé no Cristo Crucificado. Referindo-se às algemas que o prendiam, Paulo declarou a simpatizantes judeus que foram ouvi-lo: "Porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia." – Atos 28:20.

Gosto muito da maneira como o Livro de Atos se encerra: "E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo, pregando o reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum."

No Livro da Revelação de Jesus Cristo também o apóstolo João faz referência ao reino. [Apocalipse 1:9] Mas o que vem a ser o Evangelho do Reino que os apóstolos anunciavam? Quais são as boas novas que todos os homens devem ouvir? Anote o seguinte achado:

"Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas,

que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação,

que diz a Sião: O teu Deus reina!

... O Senhor desnudou o Seu santo braço perante os olhos de todas as nações;

e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus!"

– Isaías 52:7, 10

Similarmente a Isaías, outro profeta exclamou: "E o Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o Senhor, e um será o Seu Nome!" – Zacarias 14:9.

 

Nome da Tua Glória

No Livro de Neemias, encontramos admirável clareza: "Levantai-vos, bendizei ao Senhor, vosso Deus, de eternidade em eternidade; ora, bendigam o Nome da Tua glória, que está levantado sobre toda a bênção e louvor. Tu só és Senhor, Tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército; a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há; e Tu os guardas em vida a todos, e o exército dos céus Te adora." – 9:5b, 6.

"O Nome da Tua glória" – Por qual razão assim expressou Neemias? Em Isaías 48:11 vemos que o Nome de Deus está relacionado à Sua glória: "Porque como seria profanado o meu Nome? E a minha glória não a darei a outrem." Ora, o próprio Deus manifestou a Sua glória para que pudéssemos crer "no Seu Nome"! [João 1:10-14] Qual é o Nome divino que foi manifestado à humanidade senão o Nome Jesus? – Cf. Mateus 1:21; Atos 4:12.

É mesmo de interesse nos atermos à declaração exultante do antigo líder israelita: "O Nome da Tua glória... está levantado sobre toda a bênção e louvor." De fato, Jesus de Nazaré, em ressurreição, foi elevado "acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro." [Efésios 1:21] Que ocorreu então? A Bíblia nos diz que ao ser ascendido, o Crucificado herdou por direito o Nome que é sobre todo o nome: Jesus! – Cf. Filipenses 2:9.

Jesus, o Nome

Que é o Evangelho? Trata-se da manifestação de "o Nome da Sua glória". As Boas Novas é o anunciar da "aparição de Nosso Salvador Jesus Cristo"! [2 Timóteo 1:10] "Aos que crêem no Seu Nome", isto é, "a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." [João 1:12] Por isso o empenho dos apóstolos em anunciar o Crucificado, o Senhor da glória. – 1 Coríntios 2:2, 8.

Sim, o único Salvador é "o Grande Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo". [Tito 2:13] Tal mensagem foi recebida com apreço por muitos. Inúmeras pessoas vieram à confissão: "Este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo." – João 4:42.

Todavia, a proclamação do Testemunho de Deus por parte de efetivas testemunhas, não agradava a todos. Muitos eram aqueles que desprezavam e até mesmo moviam perseguições aos servos de Jesus. Sim, havia aqueles que tapavam os ouvidos para não ouvir o som festivo!

Os opositores não se compraziam em ouvir as boas novas. A oposição levantada se constituía deveras em um fator de grande tribulação para os anunciantes do Reino e do Nome de Seu Rei. Mas será que as testemunhas do Senhor se calariam frente às perseguições? Certamente que não, pois eles tinham uma verdadeira incumbência!

Em verdade, o encargo das testemunhas fiéis era motivado por algo que só lhes era de todo conhecido: um intenso amor pelo Nome do Maravilhoso. Como Ele mesmo dissera: "Vos perseguirão... por amor do Meu Nome." [Lucas 21:12] Por exemplo, o apóstolo Paulo, foi um dos que sofreram por amar o Nome manifesto. Em convicção que inspira, ele afirmou: "Eu sei em quem tenho crido". [2 Timóteo 1:12b] E, chegou mesmo a declarar: "Porque eu estou pronto, não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo Nome do Senhor Jesus." – Atos 21:13.

Sim, apesar da oposição levantada, os anunciantes da Majestade estavam sempre encorajados. Eles tinham o Nome que os capacitava! [Salmos 89:16, 17. Cf. Atos 3:6, 7; 4:7-13] Mas em que base se deu a oposição à proclamação do Evangelho do Reino? Quais eram os fatores que se levantaram a fim de impedir o ‘som festivo’?

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